A ansiedade e alguns sintomas psicossomáticos:
Os sintomas psicossomáticos decorrentes da ansiedade e/ou medo podem se manifestar de várias formas, e a alteração no sistema excretor pode ser uma delas.
Há também pessoas em que a ansiedade desencadeia a necessidade de ingestão de alimentos e líquidos. Outras que apresentam secura na boca, aumentando a sensação de sede. Em todo o caso, o aumento de ingestão de líquidos aumenta as idas ao banheiro.
No entanto, essa alteração merece a devida atenção, pois além do desconforto, desregulações fisiológicas podem prejudicar a saúde. O tratamento da ansiedade engloba um tripé: psicoterápico (psicólogo), químico-hormonal (médico) e atividades físicas. A ansiedade pode disparar no paciente a sensação de medo, essa por sua vez faz com que o cérebro interprete de forma “protetiva” que existe a necessidade de fuga. O sistema nervoso baseado nesse estímulo trabalha para que o corpo fique mais leve, daí o aumento das idas ao banheiro por necessidade involuntária e fisiológica.
A taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos) pode ser outro sinto psicossomático da ansiedade e que deve ser entendido de forma global. Embora pareçam ser características de um quadro de ansiedade não devemos ignorar o aspecto orgânico da taquicardia pois há que se considerar que a aceleração dos batimentos cardíacos podem ter sido disparadas por causas emocionais, mas que desencadeou uma descarga nervosa atingindo o coração ao ponto de ter provocado uma palpitação ou acelereção. Os fatores psicológicos e orgânico merecem um olhar cuidadoso por parte de um psicólogo e de um cardiologista. A avaliação da saúde do coração e o tratamento das causas da ansiedade, melhoram e aumentam a capacidade de lidar com fatores estressores, comuns a todos, repercutindo numa melhor qualidade de vida.
O funcionamento do coração é comumente alterado pelo nosso estado de humor e quando não há patologia específica no próprio órgão é preciso entender e tratar as situações que promovem a taquicardia.
A psicoterapia pode sim ajudá-la a lidar com a ansiedade, com o medo ou com emoções que te levam a esse quadro.